Cordialidade entre Funcionários é Essencial?

Inicialmente é importante trazermos o significado da palavra, muitas vezes ajuda no entendimento:

Cordialidade:

Qualidade de cordial, do que é afetuoso, amável; afabilidade. Ato de expressar carinho, afeto e amizade; familiaridade: trataram-na com excesso de cordialidade.

[Por Extensão] Comportamento informal e educado, especialmente em ambientes de trabalho: tratava os colegas com cordialidade.

Urbanidade:

Reunião dos costumes, formalidades e comportamentos que expressam respeito entre pessoas; demonstração de civilidade; afabilidade. Característica do que é urbano, civilizado; civilidade.

Respeito

Sentimento que impede uma pessoa de tratar alguém mal, de ser malcriada ou de agir com falta de consideração na maneira como se comporta com os outros; estima.

Sentimento que faz com que alguém não diga ofensas nem insultos; consideração.

Sentimento que leva alguém a tratar as outras pessoas com grande atenção e profunda deferência; apreço.

O relacionamento humano é desafiador e o os Recursos Humanos deve ser o mais preparado para tratar deste assunto dentro de uma empresa, pois além de tratar internamente com o time na administração das atividades de trabalho diária, também precisa ter treinamento, feeling e respeito para tratar com os funcionários dos mais diversos setores da empresa.

Neste sentido, as tratativas são com as pessoas das mais diversas classes sociais, nível intelectual, personalidades, perfil comportamental, valores e princípios, enfim, as diversas facetas que definem cada ser humano como único.

E aqui cabe descrever o imenso respeito por cada profissão, isto porque cada profissão e cada profissional merece ser respeitado, cada um tem sua história e merece total respeito.

Porém, seja do empregador para o empregado ou do empregado para o empregador; seja do superior hierárquico ao subordinado ou do subordinado ao superior hierárquico, do cargo de menor nível intelectual ao maior nível intelectual ou vice-versa, independentemente de qualquer situação o respeito deve ser recíproco.

Isto porque havendo respeito, a cordialidade ou urbanidade é natural.

Neste sentido, já foi identificado que a cordialidade é algo positivo, mas é tão importante a Cordialidade no ambiente de trabalho?

Sim, a cordialidade é essencial e indispensável, seja porque o time se torna mais produtivo, elevando muito os resultados da empresa, que afinal de contas é o objetivo do empresário, inclusive para gerar mais empregos. Mas especialmente, são incontáveis os benefícios aos próprios trabalhadores, seguem os principais:

  • Motivação: os trabalhadores exercem as atividades do dia a dia com mais ânimo e disposição, o que gera sensação maior de prazer;
  • Horas de Trabalho: São 44 horas por semana, em média 8 horas por dia que o funcionário vive neste ambiente laboral, e, trabalhar também é viver, e desfrutar da vida em um ambiente leve e em harmonia é renovador;
  • Saúde: O ambiente respeitoso gera no funcionário sentimento de competência, de prazer em desenvolver aquele trabalho, em retornar no dia seguinte, o que melhor a saúde mental e física, além de reduzir os índices de afastamentos;

E agora, como proporcionar um ambiente de trabalho em que os próprios funcionários tenham a conduta de cordialidade?

A resposta é simples, primeiro pelo exemplo e também com treinamento. Deve se criar uma cultura de respeito no ambiente laboral, e para se criar esta cultura, nada melhor que o exemplo e o treino.

Se a sua empresa passa por dificuldades entre os colaboradores será importante que se faça uma leitura, de onde se disparam as atitudes desrespeitosas. Após identificada vem o passo do treino, que deve iniciar pela diretoria e alto escalão.

Importante entender que, não é necessária a falta de cordialidade, o desrespeito para se conseguir resultados, por exemplo, “diante de um erro você aumenta o tom de voz e diz em gritos o que seu subordinado deve fazer” ou “existiu uma falha grosseira que acarretou e prejuízos inclusive financeiros e os funcionários iniciam uma batalha entre para ver quem será o “culpado”.

Qual atitude estimularia a cultura de cordialidade?

Entender o que levou ao erro e utilizar como escola, como aprendizado e que os superiores hierárquicos já tragam a cultura de respeito impregnada. Em reunião, muitas vezes as grandes ideias são conflitantes e a inteligência emocional é que deve prevalecer. Escutar todas as possibilidades é uma atitude não só de respeito, mas de inteligência, porque das ideias mais ousadas até as mais simples, podem resultar em grandes achados para desenvolvimento do negócio.

Caso em sua empresa não exista a cultura de respeito, é fundamental buscar treinamentos e palestras, especialmente aos superiores hierárquicos e aos supervisores, que devem iniciar esta cultura e depois transmitir a todos os funcionários e cada um exigir o tratamento cordial, pois o principal objetivo de todos é em primeiro lugar viver, se desenvolver enquanto profissional e também cumprir as metas e objetivos da empresa, enquanto empregado.

 

Pavan & Meschiatti Advogados Associados

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