A Importância do Desenvolvimento dos Empregados

A rotina diária dentro de uma empresa é muitas vezes desafiadora, pois conta com a rotina de atividades de cada empregado, que passa por situações das mais diversas possíveis, seja familiar ou pessoal e conta ainda, com as condições físicas.

Mas o empresário, até que ponto deve se envolver com as questões de cada trabalhador.

Individualmente, o empregador só pode realmente se envolver com a situação ou vivência dos funcionários caso seja solicitado ou se estiver impactando na realização das atividades laborais. Neste caso, o setor de Recursos Humanos poderá sim chamar o funcionário para uma conversa, a fim de entender o que está acontecendo e se algo pode ser feito para auxiliar.

Mas em relação a coletividade existe muito a se fazer pelos funcionários, pois sem sombra de dúvidas investir em desenvolvimento humano só trará benefícios à empresa.

Os ciclos de desenvolvimento, seja treinamentos, palestras, cursos, enfim, independente da linha adotada, poderá ser gradual, de acordo com a necessidade da empresa, porém com toda certeza gerará como resultado bons frutos.

Suponhamos que, na sua empresa esteja existindo a situação de falta de engajamento da equipe, visualizado facilmente porque os trabalhadores ou pelo menos alguns trabalhadores do time estão sem foco, utilizando o tempo de trabalho para resolver problemas pessoais, muitas vezes inclusive em redes sociais, ou ainda, causando intrigas, deixando de cumprir com todas as obrigações laborais que lhe foram destinadas para prejudicar outras pessoas, enfim, são inúmeras as situações que podem demonstrar a falta de engajamento.

Neste caso, é de extrema importância investir num ciclo de desenvolvimento voltado ao engajamento da equipe, onde os funcionários receberão treinamentos (no que couber), cursos e palestras destinado ao engajamento da equipe.

Estes ciclos serão como uma injeção de ânimo, estes funcionários serão motivados a cumprir suas atividades, receberão informações que levam ao autoconhecimento, terão consciência da importância do trabalho desempenhado dentro daquela organização, enfim, a motivação e o engajamento são certeiros.

Na verdade, os ciclos de treinamentos devem existir desde a admissão, no momento da integração e não deve parar, e, os benefícios serão palpáveis, dentre eles podemos citar:

Aumento motivação;

Engajamento da equipe;

Produtividade e eficiência será muito maior;

Equipe auto gerenciável;

Descoberta de novas aptidões;

Empregados mais motivados são mais flexíveis;

Melhora na qualidade dos serviços;

Redução de falhas na execução;

Redução de faltas injustificadas e até as justificadas;

Redução de afastamentos.

Enfim, são inúmeros os benefícios de manter uma equipe desenvolvida, com ciclo de desenvolvimento bem estruturado desde a integração na admissão, o que gera por consequência maior produtividade e eficiência na prestação dos serviços, o que além de reduzir as falhas e acidentes, ainda gera maior lucratividade.

Neste sentido, faz muito sentido o investimento em treinamentos, pois apesar do custo que manter o ciclo de desenvolvimento exige, o resultado é incalculável. Veja que além dos visíveis resultados financeiros que serão possíveis mensurar, o empresário estará cumprindo sua função social perante a sociedade, que é primordial, ajudando pessoas a se desenvolver, viver a vida com mais leveza e renovando os profissionais, que caso queiram sair ao mercado de trabalho ou sejam desligados carregarão os ensinamentos recebidos pela vida.

Pavan & Meschiatti Advogados Associados

Autor