O cargo de liderança invariavelmente sempre será desafiador, pois o tratamento com o ser humano é desafiador por natureza.
E o desafio existe porque cada ser humano é único e equipado com uma mente complexa e incrível, e ao líder, cabe estimular seus subordinados para extrair o que a mente de cada funcionário tem de melhor, em sua plena capacidade criativa.
O líder de sucesso faz dos seus funcionários grandes, para que eles contribuam com o melhor de si, se sentindo livres para se utilizar da mente criativa.
O líder que se utiliza do Poder do cargo para dar ordens, comandar e dominar sua equipe está fadado ao fracasso e o tempo, que é infalível vai certamente comprovar. O verdadeiro poder não está em mandar e dar ordens, mais em inspirar e contagiar os liderados.
Além da sabedoria para estimular as mentes criativas, já que cada ser humano é único e pode liberar grandes realizações e ideias, as características de um líder também podem variar, a depender do contexto, mas existem traços e qualidades que tornam os líderes eficazes, são elas:
- Honesto e Verdadeiro: A honestidade e a ética são qualidades essenciais para um líder confiável, pois o líder deve agir com integridade, ser verdadeiro, sendo exemplo de comportamento ético.
- Autoconhecimento: Outra habilidade indispensável! Líderes eficazes têm consciência de suas próprias forças, fraquezas e valores, o que permite agir de maneira autêntica e tomar decisões que estejam alinhadas com seus princípios.
- Empático: A empatia é indispensável. Líderes empáticos entendem e se preocupam com as necessidades, preocupações e sentimentos dos colaboradores e por isso criam um ambiente de trabalho onde os membros da equipe se sentem valorizados.
- Comunicador: Um líder deve ser habilidoso na arte de se comunicar de maneira clara e persuasiva com sua equipe, o que inclui escutar atentamente, expressar ideias de forma clara e inspirar seus subordinados.
- Inspirador: o cargo de liderança é para àquele que tem visão clara do futuro e é capaz de inspirar e motivar a equipe a trabalhar em direção a essa visão, sendo que as metas e objetivos devem ser articulados de maneira convincente.
- Pulso na tomada de decisões: Com toda certeza a tomada de decisões ponderadas e eficazes, ou seja, com equilíbrio e assumindo riscos é uma habilidade esperada.
- Delega com facilidade: Um líder precisa confiar na equipe e ter capacidade de delegar tarefas e responsabilidades com eficácia.
- Conflitos Solucionados: Conflitos podem surgir em qualquer ambiente e o líder habilidoso é capaz de mediar conflitos de forma construtiva, promovendo um ambiente de trabalho harmonioso.
- Adaptável: O mundo dos negócios e as situações de liderança estão em constante mudança e os Líderes precisam ter desenvolvida a capacidade de ser flexíveis e se adaptar às mudanças rapidamente.
- Crescimento da Equipe: Outra habilidade do líder deve ser a de desenvolver as habilidades e competências de cada membro da equipe, o que será construído com feedback construtivo, oportunizar aprendizado e desenvolvimento à equipe.
Em conclusão, o líder que gera resultado e engajamento é àquele que em primeiro lugar tem o autoconhecimento desenvolvido, já que está qualidade vai gerar estímulos de crescimento à equipe utilizando com sabedoria o conhecimento para engrandecer seus subordinados, jamais vai precisar diminuir ninguém para se engrandecer, o que aliado a verdade, ser verdadeiro e honesto, é o princípio do sucesso da liderança.
Em conclusão, todas as habilidades citadas têm grande importância e precisam estar em maior ou menor grau presentes em um líder de sucesso, mas com toda certeza o autoconhecimento e a honestidade é a base.
Pavan & Meschiatti Advogados Associados