O dia 1º de Maio se comemora o Dia do Trabalhador, mais um feriado se aproximando, mas em sua essência, o que realmente se enaltece com esta comemoração.
A história que instituiu a comemoração e o feriado internacional do Dia 1º de Maio como Dia do Trabalhador iniciou em 1886, quando nos Estados Unidos foi iniciada uma greve, com a finalidade de conquistar melhores condições de trabalho, especialmente com redução de jornada para 8 horas, pois chegava a 17 horas de trabalho.
No Brasil declarado feriado em 1925, também originário da luta pelos direitos dos trabalhadores.
“O Trabalho Dignifica o Homem” Max Weber – (1864-1920)
Considerado um dos fundadores da Sociologia, o jurista e economista Alemão disse esta frase que traduz e justifica muitas origens de doenças descoberta décadas depois, causadas pela ociosidade.
É bíblico também o ensinamento sobre a dignidade do homem em seu trabalho, e não são poucos os capítulos e versículos da bíblia que traduzem esta condição do trabalho, de Gênesis, a Eclesiastes e Provérbios, dentre muitas outras passagens, sendo alguns deles:
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.
Provérbios 14:23
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso?
Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá como um homem armado sobre você.
Provérbios 6:6-11
O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.
Eclesiastes 9:10
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:19
Outros grandes nomes e pessoas de sucesso também deixaram em seus escritos sobre a importância do trabalho:
Se lhe pedirem para ser varredor de ruas, varra as ruas como Michelangelo pintava, como Beethoven compunha ou como Shakespeare escrevia.”
Martin Luther King
“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”
Ayrton Senna
Neste sentido, desde a bíblia que é o principal ensinamento de princípios que estão dando certo há mais de 2 mil anos, como os grandes nomes e pessoas que chegaram ao sucesso é unanime, que o trabalho engrandece o Homem e que seja feito da melhor forma possível, com a melhor energia.
E quem são os trabalhadores?
É todo aquele que se levanta todos os dias para fazer suas atividades, cumprir o propósito que o faz ter vida e vida em abundância, portanto, este dia é dedicado aos trabalhadores formais, protagonistas na história, mas existe o trabalhador muito além das profissões técnicas de grandes organizações e empresas, existem trabalhos que por muitos não são visto e sequer valorizados.
Existem sim os trabalhos técnicos, onde os profissionais se especializaram, passaram pelo processo do aprendizado e hoje atuam em áreas das mais importantes possíveis, seja exatas, humanas ou biológicas, cada uma guardada à devida importância à sociedade.
Mas inegável os “trabalhadores” que, apesar de não ser o protagonista da história que originou o feriado, tem como propósito cuidar da própria família, por exemplo, educar, proporcionar conforto aos que saem para o trabalho formal, como também os empresários, que também fazem seu trabalho com dedicação e muitas vezes sem hora para finalizar, a fim de proporcionar aos trabalhadores enaltecidos nesta data um emprego digno para lhe proporcionar o sustento, e também os pequenos empresário que tem crescido tanto nos últimos anos, que muitas vezes se levantam todos os dias para trabalhar e ganhar seu sustento, cumprindo o que está escrito desde o texto bíblico.
Em conclusão, mais uma comemoração se avizinha e sim, os trabalhadores que foram protagonistas para declaração e instituição do feriado foram os trabalhadores formais, que precisavam de boas condições para o exercício profissional. Mas a origem e importância do trabalho é antes de tudo bíblica e demonstra em seus livros a dignidade que o trabalho atribui ao Homem, de uma maneira geral e a importância que o engrandece.
Pavan & Meschiatti Advogados Associados