O que deve ser analisado neste tipo de contratação? Pode ter algum problema se não for analisado com cautela este tipo de contratação?
Hoje estaremos falando sobre a contratação de empresa terceirizada em condomínio, o que é necessário avaliar nestas empresas para evitar qualquer prejuízo ao condomínio, como podemos minimizar estes problemas que podem aparecer?
Geralmente, em condomínio o maior foco da terceirização está na portaria e limpeza, mas não se limitando as estas áreas, pois existe também a figura do zelador, jardineiro, ou outras demandas que o condomínio precise de um funcionário diariamente para executar as tarefas necessárias, a fim de manter o condomínio em ordem.
Antes da contratação desta empresa terceirizada, é importante ajustar e entender como esta empresa estará prestando os serviços ao condomínio, para que possa atender com a qualidade esperada pelo condomínio e não frustrar as expectativas depositadas na prestação de serviços.
No momento que está sendo realizada as cotações para a escolha das empresas, ao afunilar o processo de contratação, possivelmente estará sendo localizada as 3 melhores ou até mesmo duas que ficaram próximas, sendo que o síndico poderá verificar e buscar maiores informações a respeito da empresa que possivelmente irá escolher para prestação de serviços.
Quando chega no momento da definição, é o momento onde se busca maiores informações a respeito desta empresa, como referencias de onde ela presta serviços e contato também, pois entrando em contato com outros condomínios é possível analisar o perfil da empresa, se está atendendo com qualidade na prestação de serviços o condomínio, conversar com a administradora deste condomínio onde a empresa presta serviços, buscando as informações se entregam toda documentação mensalmente corretamente junto com a nota fiscal e boleto.
Pode ser verificado também com os funcionários onde a empresa presta serviços se eles estão uniformizados, se recebem corretamente o salário e benefícios em dia, pois como o condomínio paga a empresa terceirizada ela deve cobrar e fiscalizar para que evite problemas futuros.
Entender também a questão do valor que é pago ao funcionário, pois deve se atentar ao mínimo exigido pelo sindicato da categoria, se a empresa paga abaixo do piso mínimo, melhor desconsiderar esta empresa pois poderá ter problemas.
Outra situação é se a empresa possui reclamações públicas na internet e como ela trata estas reclamações, se tem algum fundamento que desabone a prestação de serviços, pois em alguns casos as reclamações não tem tanto sentido, mas necessário entender como eles tratam as respostas as estas pessoas.
Buscar uma analise jurídica do contrato desta empresa, entendendo os pontos principais do contrato, para que seja ajustado ao seu condomínio, pois geralmente os contratos vem de uma forma padronizada, devendo o condomínio e sua assessoria jurídica ajustar este contrato para que melhor lhe atenda as necessidades e expectativas, pois em alguns casos, pode ser que a empresa deseje firmar um contrato por um prazo extenso, não sendo viável ao condomínio ficar com esta empresa em contrato por este prazo, podendo ajustar a clausula de prazo do contrato por um tempo inferior, com multa por rescisão imotivada e também a questão da renovação do contrato, passando por um período justo podendo se tornar por prazo indeterminado.
Estes são apenas alguns cuidados que se deve levar em consideração na contratação de uma empresa terceirizada, pois é a empresa é quem possivelmente estará cuidando de todo o acesso ao condomínio, sua segurança, sendo que o condomínio pode escolher uma empresa que melhor lhe atenda as expectativas, nem sempre deve ser levado em consideração apenas o custo, mas sim, o perfil da prestação de serviços se estará sendo atendida ou não pela empresa.