Meu apartamento está com vazamento, como delimitar e verificar de quem é a responsabilidade? Como identificar este problema?
No artigo de hoje, estaremos diferenciando e entendendo as responsabilidades de cada um, seja o condomínio ou o proprietário daquela unidade nos casos de vazamentos de água.
Quando se trata de um condomínio de apartamento, existe toda uma infraestrutura de água e esgoto do condomínio e também dentro das unidades, para que possa ser levada a água a estas unidades e também levar embora o esgoto, fazendo toda esta troca.
No caso de surgimento de vazamentos, precisamos entender as suas diferenças para que possamos delimitar e responsabilizar a pessoa correta, evitando brigas desnecessárias em muitos casos, pois quando surge este tipo de problema em alguns casos, quando o teto do banheiro é de gesso e há um vazamento, pode acontecer de cair o teto do banheiro, gerando conflitos e confusões entre os vizinhos para o devido reparo dos prejuízos causados.
Em primeiro lugar, quando existe este tipo de vazamento é importante identificar de onde está vindo, qual o lugar, sendo verificado este vazamento se está na rede vertical ou horizontal, podemos responsabilizar a pessoa correta.
Quando se trata de vazamento na rede vertical, ou seja, a rede que abastece todos os apartamentos, a responsabilidade é do condomínio, pois esta rede o condomínio precisa dar manutenção a fim de evitar este tipo de problema, mas existem casos em que não é possível esta manutenção preventiva, sendo que, quando acontece o problema o condomínio deve agir rapidamente para solucionar o problema.
Já nos casos onde é constatado que o vazamento se da na rede horizontal, que é a rede onde abastece a unidade no caso, a responsabilidade é do apartamento responsável por aquela rede, se o dano causado for somente na unidade acaba o proprietário arrumando e está tudo certo, mas quando afeta a unidade do vizinho, deve ser reparado os danos causados pelo vazamento, inclusive se houve perda de móveis ou outro prejuízo.
Existe o caso onde o proprietário é dono do terraço, e há vazamento em sua unidade vindo da laje, mas como o terraço é de sua propriedade a responsabilidade pela manutenção dele também passa a ser sua responsabilidade nesta situação.
Já quando o último andar não possui terraço e possui a laje e telhado, a responsabilidade passa a ser do condomínio pela manutenção do telhado e da laje também, havendo vazamentos o condomínio deve ressarcir e reparar os danos ocasionados pelo vazamento ou infiltração.
Após identificado a responsabilidade de quem é de fato, pode ser que haja a dificuldade em que a pessoa responsável ou o condomínio realize o reparo, e em alguns casos, eles não querem efetuar o reparo por algum motivo, sendo assim, a pessoa quem sofreu o dano deve buscar de todas as formas juntar as provas de quem é a responsabilidade, com fotos, laudo, tudo o que puder para ingressar na justiça e solicitar o ressarcimento tanto do reparo quando do prejuízo causado, pois identificada a responsabilidade é dever reparar e deixar a unidade que foi prejudicada da mesma forma que estava antes, efetuando os reparos, pintura, e se for o caso, trocando os móveis que foram danificados, pois sendo prejudicada esta unidade, ela inclusive pode pedir na justiça danos morais, podendo ser evitado toda esta dor de cabeça de forma extrajudicial.