Segurança em condomínio.

Como pode ser melhorada a segurança em um condomínio? Os moradores possuem responsabilidade nesta questão de segurança? O sindico pode tomar medidas para minimizar os riscos na questão de segurança?

No artigo de hoje, estaremos tratando do assunto de segurança em condomínios, que é um quesito muito importante e que muitas pessoas acabam se mudando para um condomínio devido a sensação de segurança que possuem, pois morar em uma rua de bairro acaba trazendo uma sensação de insegurança, pois quem deve promover no caso da rua de bairro a segurança seria a pessoa sozinha, já em um condomínio acaba tendo outras medidas para a segurança de todos os moradores.

E como pode ser identificado as questões de segurança em um condomínio?

O síndico pode buscar no mercado uma empresa especializada na questão de segurança em condomínios, ou seja, uma consultoria que poderá identificar no condomínio as situações que podem trazer algum tipo de ameaça aos moradores, elaborando um laudo técnico e através deste laudo, o síndico pode levar as medidas propostas por esta consultoria para os condôminos, as adequações que serão necessárias para melhorar a segurança dentro do condomínio.

Neste laudo que é elaborado por esta empresa, ele pode propor algumas medidas de segurança ao condomínio, que podem envolver desde de medidas simples como medidas que demandem um certo investimento pelo condomínio.

Abaixo estaremos elencando algumas medidas que podem ser propostas para melhoria da segurança no condomínio.

Treinamento – O treinamento dos funcionários é muito importante, especialmente para os porteiros e controladores de acesso, para seu sejam qualificados e aptos para desempenhar a função ali que foram contratados. Estes profissionais quando bem treinados saberão como proceder nas situações vivenciadas no condomínio, evitando e minimizando os riscos.

Manual de normas e procedimentos de segurança na portaria – Importante para que ao trocar o funcionário ou até mesmo a empresa, o novo funcionário possa seguir as orientações elencadas, como em situações de emergência, o que ele deve fazer, a quem ele deve contactar, como utilizar o sistema de identificação dos moradores para que tenha acesso fácil, quando o sistema estiver inoperante, o que ele deve fazer para identificar e como deve prosseguir os atendimentos de visitantes.

Equipamentos de segurança – Neste item pode constar melhorias em relação a portão de entrada dos moradores, como identificação facial, ou implementação de tags de acesso. Portão de veículos pode ser alterada a velocidade do motor para um mais rápido, para que possa abrir e fechar com um tempo menor, ficando o condomínio menos exposto ao risco, instalação de câmeras de segurança e videomonitoramento para que a portaria possa identificar os moradores com maior facilidade e os veículos também. Existe a questão da iluminação do condomínio, uma boa iluminação pode trazer uma maior sensação de segurança.

Estrutura física do condomínio – Em alguns casos, pode constar que naquele local deveria permanecer uma portaria 24 horas, sendo necessário readequação do quadro de funcionários ou contratados, ou também, a instalação de cerca elétrica que ajuda a inibir uma possível invenção ao condomínio através dos muros de proteção.

Regras para entregas e delivery – Deixar as regras claras a respeito deste tipo de serviço, como proibição de entrar dentro do condomínio para realizar as entregas, gera maior segurança aos moradores.

Prestadores de serviço – Regras para autorização deste tipo de prestador, sendo criada a regra de documentação a ser enviada previamente para liberação na portaria, autorização do morador para entrada.

Estas regras somente serão funcionais caso os moradores tomem consciência delas, que precisam seguir para que o condomínio seja um local seguro, pois nada adianta tomar diversas medidas de proteção sendo que os moradores acabam não fazendo a parte deles.

Algumas implementações o síndico deve chamar a assembleia para que possa aprovar a instalação de câmeras de segurança por exemplo, outras medidas ele não precisa de autorização para que possa manter o condomínio seguro, como as regras da portaria como exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=TyhCHB8d41o

 

Autor